Pular para o conteúdo principal

Contas de luz vão ficar mais baratas em 2013 com redução de encargos

A partir de 2013, as contas de luz vão ficar mais baratas com a redução de alguns encargos.
Trinta pontos de luz, ar-condicionado, máquina para esterilizar, secador. “Sem energia não consegue abrir as portas”, conta um cabeleireiro.
No trabalho e em casa, a energia elétrica pesa no orçamento de qualquer um. O custo da energia para o consumidor não é só a conta da luz de luz em casa. Está em tudo o que compramos. Nos preços dos produtos, estão incluídos os gastos com energia que a indústria tem, por exemplo, na hora de produzir o frango. E também os gastos dos empresários para mantê-lo no freezer.
A partir de 2013, vai haver um corte na tarifa de energia, uma redução de 16,2% para as residências e de 28% para a indústria.
Para os empresários, a medida vai ajudar a reduzir os custos quem só vinham crescendo. Uma pesquisa da Abrace mostra que os encargos do setor energético triplicaram de 2003 para cá: passaram de R$ 6 bilhões para R$ 18 bilhões em 2011.
“Metade da nossa conta de luz, tanto da indústria quanto do residencial, é encargo, é tarifa e é imposto”, destaca Cristiano Prado, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
A Associação dos Grandes Consumidores de Energia acha que a medida vai dar novo fôlego para a indústria. “A energia brasileira já chegou a ser três vezes mais cara, duas vezes mais cara do que pagam nossos competidores. Esse incentivo vai se refletir em mais investimentos no Brasil”, declara Paulo Pedrosa, da Abrace.
A aposentada Maria Angela também faz planos: “Isso vai fazer com que a gente possa usufruir o dinheiro da gente com o lazer, que também nos precisamos ter”, diz.
 
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,