Pular para o conteúdo principal

Manifestantes interditam BA-120 em Queimadas

A população de Queimadas realizou uma grande manifestação nesta terça, 16 de abril de 2013. Os manifestantes queimaram pneus, usaram faixas e tiveram o apoio dos vereadores dos municípios de Queimadas e Santaluz. A BA-120 ficou interditada na ponte do Rio Itapicurú que liga o município de Queimadas a Cansanção, como também apoio de lideranças a exemplo dos ex-prefeitos Maurinho, Edvaldo e Serginho que estavam fazendo parte do protesto. 

Durante o manifesto apenas as ambulâncias tiveram passagem liberada. Esse protesto é contra a falta de ação do Governo Estadual no combate a seca principalmente a falta da limpeza da barragem da leste.
Os municípios de Santaluz e Queimadas ficam até 35 dias sem abastecimento e quando é abastecida, a água vem através das barragens de Ponto Novo e Pedras Altas, porque a barragem da Leste que é uma represa de pedra e cimento, feita no leito do rio Itapicuru na década de 1940 pela ferrovia  e explorada pela Embasa, está seca e tomada por muita areia e lama, e por não ser uma barragem de captação e sim uma barragem de nível e com a falta de limpeza piora a situação.

O município de Santaluz foi representado pelos vereadores: Dida, Pêu, Sergio Suzart, Luizão, Paulão, Danda, Manoel de Lea e Jeová Lourenço.
O vereador Miraldo Sena, líder da bancada do atual gestor do município de Santaluz, disse que o governo gasta tanto com construção de estádios de futebol e esquece que o povo esta passando sede e os animais morrendo.

O ex-prefeito Edvaldo Caires em entrevista  disse que a última vez em que a barragem foi limpa, foi no ano de 1993, na época em que ele foi prefeito. “Se não limpar o manancial corremos o risco de, dentro de mais alguns anos, não termos o rio em nossa terra”, falou com preocupação o ex-prefeito queimadense.

Por: Adimário Reis – Blitz Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Jornada Pedagógica 2023 em Mairi é marcada por manifestação de professores

  Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2023 na Escola Edeltrudes Pachêco em Mairi-BA aconteceu a Jornada Pedagógica, com palestra, oficinas e manifestações de professores.  Os docentes reivindicaram o pagamento do Piso Salarial Nacional dos Professores do ano de 2022 em sua totalidade, visto que, o gestor municipal deixou de pagar 17,63% referente ao piso do ano citado. Além disso, a atual gestão ignorou todas as tentativas de diálogo sugeridas pela APLB/Sindicato de Mairi, embora o próprio tenha afirmado na Lei Municipal 946 de 13 de maio de 2022, que retornaria os diálogos no mês de agosto para tratar sobre o referido tema.  Os precatórios do Fundef, prometido pelo prefeito que seria pago entre 05 e 10 de janeiro do ano em curso, até apresente data ninguém recebeu, portanto, mais uma promessa não cumprida. A APLB de Mairi solicitou a retomada das negociações e aguarda retorno. Fonte: APLB/Sindicato Mais Fotos:

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013