Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Gavião contrata empresa de Segurança para qualificar a Guarda Municipal




Teve inicio na segunda-feira, 01, e será encerrado nesta sexta-feira, 05, um curso especial para a Guarda Municipal de Gavião, Município localizado no território da bacia do Jacuípe. 27 homens e três mulheres estão participando do treinamento cuja finalidade é aprimorar o conhecimento na área de defesa pessoal uso correto da ‘tonfa’, trabalho cívico, ordem unida e postura.

O curso com duração de 40 horas está sendo ministrado pelos instrutores Jairo Leal diretor da empresa Global e o policial militar da CIPE Caatinga Piter Junior, que vem utilizado o salão principal do Centro Cultural e estádio municipal para aulas teóricas e praticas e ao final cada participante receberá o certificado.
De acordo com Jairo Leal a procura pelo curso cresce a cada dia, pois a grande necessidade de qualificar o servidor do município para quem sabe, até contribuir para uma pareceria com a polícia militar. Ainda segundo leal, o município de Gavião está legalizado junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública- SENASP, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e deverá fazer o encaminhamento para conseguir junto ao Governo Federal para investir em veículos tipo viaturas,motocicleta e até mesmo a legalização para uso de arma.


Em um determinado momento do curso os instrutores Jairo (E) e Piter utilizaram veículos para mostrar como cada guarda deve se comportar nas abordagens.
Segundo o secretário da Fazenda do município Paulo Emerson Oliveira Silva, um curso de qualificação da guarda municipal é muito importante, principalmente pela atual conjuntura onde a maioria dos municípios baianos o efetivo policial é escasso. “ Vamos aprimorar e preparar essa turma que deixarão de ser simples vigilantes para quem sabe em algumas situações até ajudar a polícia militar.Sabemos que o índice de violência em nosso município é muito baixo, mas não devemos descuidar, pois nossa sede é cortada por uma das mais movimentadas rodovias baianas a BR 324, ressaltou Paulo Emerson.
'
Gavião é um dos menores municípios em extensão territorial, possui uma área de 336,8,3 km². ricas belezasnaturais, entre elas as caatingas virgens que existem no interior do município. Temos por exemplo, na comunidade palmatoria uma caatinga praticamente virgem onde são encontradas diversas espécies de cobras, roedores, répteis e plantas.
Na divisa com o município de São Domingos encontramos o Rio Jacuipe e diversas espécies de plantas e animais.
Gavião tem como principal atividade de festa popular o São Pedro, que geralmente acontece no final do mês de junho, ou início de julho(começa na Sexta e se estende até Domingo). Atraindo muitos turistas, e ex- moradores.

Por: Raimundo Mascarenhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Jornada Pedagógica 2023 em Mairi é marcada por manifestação de professores

  Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2023 na Escola Edeltrudes Pachêco em Mairi-BA aconteceu a Jornada Pedagógica, com palestra, oficinas e manifestações de professores.  Os docentes reivindicaram o pagamento do Piso Salarial Nacional dos Professores do ano de 2022 em sua totalidade, visto que, o gestor municipal deixou de pagar 17,63% referente ao piso do ano citado. Além disso, a atual gestão ignorou todas as tentativas de diálogo sugeridas pela APLB/Sindicato de Mairi, embora o próprio tenha afirmado na Lei Municipal 946 de 13 de maio de 2022, que retornaria os diálogos no mês de agosto para tratar sobre o referido tema.  Os precatórios do Fundef, prometido pelo prefeito que seria pago entre 05 e 10 de janeiro do ano em curso, até apresente data ninguém recebeu, portanto, mais uma promessa não cumprida. A APLB de Mairi solicitou a retomada das negociações e aguarda retorno. Fonte: APLB/Sindicato Mais Fotos:

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013