Pular para o conteúdo principal

Território do Sisal paralisa BR 116 em protesto contra a falta de políticas de combate aos efeitos da seca


Foto: Ilustrativa
Agricultores familiares e representantes de entidades da Sociedade Civil Organizada, dos 20 municípios do Território do Sisal, protestam contra o descaso do governo no combate aos efeitos da seca. Com a promessa dos Governos estadual e federal, de adotar medidas urgentes de combate a estiagem, a exemplo do crédito emergencial, distribuição de cestas básicas e alimentação animal, o Território espera pelas ações desde 2010, quando teve início umas das maiores secas dos últimos 60 anos.

A paralisação acontece nesta segunda-feira, 8 de abril, na BR 116 entre os municípios de Serrinha e Santa Bárbara, e pretende chamar a atenção para a situação de descaso que tem como vítimas mais de 600 mil habitantes do Território do Sisal.

Algumas das reivindicações emergenciais são o aumento no número de carros pipa; escavação e ativação de poços artesianos; limpeza, recuperação e ampliação de aguadas; aumento na distribuição de milho, feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), e descentralização da distribuição; desburocratização e descentralização do crédito emergencial, autorizando a sua operacionalização por outros bancos, além do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O Território também reivindica ações de longo prazo, a exemplo da recuperação e construção de fontes de água; Assistência Técnica e Extensão Rural continuada; melhoramento genético e a organização e fortalecimento da produção e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar, como forma de criar mecanismos que possibilitem a convivência com o Semiárido.
 
Matéria enviada via e-mailArlene Freire (arlene743@gmail.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,