Pular para o conteúdo principal

Bandidos assaltam bancos, invadem ônibus escolar e funcionário é baleado

 
O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste da cidade de Mundo Novo, estavam cheios por volta das 11h30 desta segunda-feira (6) quando sete bandidos chegaram armados, disparando para cima, e assaltaram as duas agências.

Além do pânico vivido pelos moradores, um funcionário de uma das agências, que havia sido levado como refém, acabou baleado durante uma troca tiros entre policiais e assaltantes em fuga.

Os bandidos chegaram em uma Ranger e um Ford Fiesta, atirando para cima. "Foram muitos tiros, ouvíamos até a bala batendo no chão. Quem conseguiu, correu", contou Fabrícia Santos, funcionária de uma loja de móveis na praça.

De acordo com moradores, uma viatura da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa), que fazia ronda na cidade durante manhã, havia acabado de deixar a praça quando os criminosos chegaram fortemente armados.

"Havia pouco tempo que os policiais haviam saído. Quando anunciaram o assalto, minha amiga ficou paralisada, não conseguia se mover do lugar. Meu medo era porque eles ficavam perguntando quem eram os donos dos carros estacionados na praça", contou Gleide Oliveira, gerente de uma loja de calçados. De dentro da loja, ela viu os criminosos renderem os seguranças e invadirem as agências.

O grupo dividiu-se em grupos; três assaltantes foram para o Banco do Nordeste e três invadiram o Bando do Brasil. Um bandido permaneceu na praça e obrigou clientes e moradores a fazer um escudo humano em frente às agências para evitar a aproximação da polícia.

"Eles falaram que ninguém ia se machucar porque estavam levando o dinheiro que era deles", contou um funcionário do Banco do Brasil que foi utilizado como escudo.

Segundo ele, o medo tomou conta da cidade durante o assalto. "Havia cerca de 100 pessoas na praça e todos os homens foram usados no escudo humano. Muitas pessoas passaram mal, desmaiaram, mas eles avisavam que estes poderiam sair", disse o funcionário. Durou cerca de uma hora tudo, e eles atiraram para cima o tempo todo.
 
Veículo utilizado no assalto foi incendiado pelos bandidos 
 
Na fuga, os bandidos jogaram moedas nas ruas e levaram como reféns o gerente, uma subgerente, e dois guardas do Banco do Brasil, além de dois funcionários do banco do Nordeste. A quadrilha incendiou o Ford Fiesta na praça e roubou, em seguida, um Fiat Uno utilizado pelo banco para o transporte de valores.
 
 
Funcionário baleado
 
O assalto parecia chegar ao fim, porém, um erro dos bandidos na direção da saída da cidade acabou permitindo a aproximação de quatro policiais da Caesa, que já haviam sido informados da ação.

Os policiais avistaram os assaltantes em uma das avenidas do município e deram início a uma intensa troca de tiros. Um funcionário do Banco do Nordeste, que era levado como refém no Uno roubado, foi baleado na barriga. 
A perseguição continuou na zona rural, até que, nas proximidades do distrito de Ibiaporã, a quadrilha interceptou um ônibus da Prefeitura que transportava estudantes da rede municipal.

Os assaltantes atiraram nos pneus e atravessaram o veículo na estrada para atrapalhar a ação dos policiais. "Havia muitos estudantes e eles invadiram, tomaram a chave e atravessaram o ônibus na avenida. A polícia chegou logo depois e, conseguimos fazer uma ligação direta para ligar o ônibus, senão ainda estaríamos lá", disse o motorista do ônibus Ubirajara Lopes.

Eles seguiram em direção ao povoado e, na estrada de terra, abandonaram os funcionários levados como refém. Ninguém ficou ferido. Dois funcionários, que já haviam testemunhado outros assalttos, ficaram bastante abalados.

O funcionário baleado foi socorrido para o Hospital Municipal, e depois transferido para o Hospital Geral Clériston de Andrade, em Feira de Santana. O estado dele é considerado grave.
 
Agmar Rios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Jornada Pedagógica 2023 em Mairi é marcada por manifestação de professores

  Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2023 na Escola Edeltrudes Pachêco em Mairi-BA aconteceu a Jornada Pedagógica, com palestra, oficinas e manifestações de professores.  Os docentes reivindicaram o pagamento do Piso Salarial Nacional dos Professores do ano de 2022 em sua totalidade, visto que, o gestor municipal deixou de pagar 17,63% referente ao piso do ano citado. Além disso, a atual gestão ignorou todas as tentativas de diálogo sugeridas pela APLB/Sindicato de Mairi, embora o próprio tenha afirmado na Lei Municipal 946 de 13 de maio de 2022, que retornaria os diálogos no mês de agosto para tratar sobre o referido tema.  Os precatórios do Fundef, prometido pelo prefeito que seria pago entre 05 e 10 de janeiro do ano em curso, até apresente data ninguém recebeu, portanto, mais uma promessa não cumprida. A APLB de Mairi solicitou a retomada das negociações e aguarda retorno. Fonte: APLB/Sindicato Mais Fotos:

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013