Pular para o conteúdo principal

Finalista Mairiense conta como garantiu viagem para Exposamba 2012

Pedro (direita) com o parceiro Joabe
Pedrito Queiroz ficou em quarto lugar na última edição. Morador da Bahia, ele teve que vender o cachorro para conseguir pagar as passagens.

Pedrito Queiroz de Oliveira, ou Pedro da Viola, vive na zona rural de Mairi, cidade baiana com cerca de 20 mil habitantes. No ano passado ele ganhou fama na pequena cidade. É que ele foi escolhido compositor revelação da São Paulo Exposamba. Além disso, a música “Porto Seguro”, apresentada por ele em parceria com o amigo Joabe, ficou com o quarto lugar na mostra, segundo o júri técnico. Pedro é grato a todos que lhe ajudaram a conquistar os prêmios, mas nunca vai se esquecer da ajuda que recebeu de uma amiga especial: uma cadela.

“Um amigo viu na internet a informação sobre o concurso. Ele disse: ‘seu Pedro, tem um festival de samba em São Paulo, você devia se inscrever’. Eu não tinha dinheiro, ia pagar a passagem como?”, recorda. Por insistência do amigo, ele se inscreveu na Exposamba e foi chamado para a seleção, em São Paulo. Pedro passou a realizar apresentações musicais para conseguir o dinheiro, mas mesmo assim não alcançou o valor total.

“Esse amigo me perguntou se não tinha nada que eu pudesse vender para pagar a passagem. Eu disse: só tenho uma cadelinha. Era uma beagle que estava com a família há quatro anos”. O conselho do amigo resolveu o problema: “vende a cadela e pega o dinheiro”.

Pedro garante que adorava o bicho e diz até que sente saudades dela, mas não se arrepende. “Quem mais ajudou a pagar as passagens para São Paulo foi a cachorra. Quando eu voltei, queria até comprar ela de novo, mas o novo dono tinha se mudado para Minas”, lembra ele.

Todo o esforço foi recompensado com a premiação. “Saímos de Mairi, sem apoio, saímos do nada, com nosso samba de raiz. Nunca teve uma pessoa para levar o samba raiz de Mairi até São Paulo, para mostrar para o Brasil e para o mundo o samba daqui. As pessoas ficaram surpresas com a gente, porque nós cantamos no meio de profissionais, gente de todo o Brasil, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro”, diz o músico, orgulhoso do trabalho.

Pedro faz apresentações em churrascos, cavalgadas e aniversários. Ele diz que os convites aumentaram depois dos prêmios. Boa notícia para quem já cantou em troca de refrigerantes ou até mesmo por apenas R$ 15. E olha que o talento, ele garante, é natural. “Eu nunca tive professor, nem pra tocar instrumento. Aprendi sozinho e gostando da música, a pessoa tem que se dedicar gostando do que faz”, explica.

Na Exposamba do ano passado, Pedro formou dupla com o amigo Joabe. Recentemente, por conta de um problema de saúde do companheiro, o parceiro teve que mudar, mas ele nem pensa em deixar de participar dessa edição da mostra. Pedro da Viola espera alcançar resultados ainda melhores este ano. E sem a ajuda da cadela. “A Exposamba do ano passado foi uma força para gente do samba da Bahia, uma vitrine, foi um tempo de experiência, de cantar, de se educar no palco, de compartilhar com os amigos. Foi uma oportunidade e o povo do nordeste gostou bastante”, relembra.

Pedro vive da roça, como ele mesmo diz, e faz questão de lembrar que a seca pode ser um problema sério na região. Talvez isso tenha motivado o tema do samba que ele inscreveu na mostra deste ano, que fala sobre meio-ambiente. “O povo da Bahia está todo ansioso para saber se eu vou ser chamado de novo’, diz ele, ansioso.
Pedro (direita) e o então parceiro Joabe se apresentam na Exposamba.
Fonte: Mairi News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,