Rádio Central Angico - Ba: JACOBINA: MOSCAMED REALIZA PRIMEIRA SOLTURA DE MOSQUITOS TRANSGÊNICO DA DENGUE

quarta-feira, 19 de junho de 2013

JACOBINA: MOSCAMED REALIZA PRIMEIRA SOLTURA DE MOSQUITOS TRANSGÊNICO DA DENGUE

 
Nesta terça-feira a "MOSCAMED" realizou no bairro do Mutirão em Jacobina a soltura da primeira leva de mosquitos da dengue modificados geneticamente.

Pioneira na experiência, Jacobina é o primeiro município a realizar a produção em larga escala, desenvolvida pelo LEMI " Laboratório de Emergência, Monitoramento e Informação " através da MOSCAMED.

A dengue é uma realidade que preocupa não só o Brasil, mas vários países do mundo. É um problema global crescente e por isso a soltura da mosquitos transgênicos chamou a atenção da imprensa não só do Brasil, mas também do exterior. Uma equipe de TV americana e outra francesa estiveram em Jacobina para registrar o evento.

Aldo Malavasi, presidente da Moscamed, frisou a importância da experiência , que conta com a participação da Secretaria de Saúde do Estado e Prefeitura de Jacobina em parceria com o Ministério da Saúde, USP - Universidade de São Paulo e OXITEC, companhia de biotecnologia britânica pioneira no controle de insetos que espalham doenças e pragas nocivas pelo mundo.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, do prefeito Rui Macedo, o Secretário Ivonildo Dourado, o prefeito Dirceu Mendes de Mirangaba, a prefeita Mirian de Umburanas, do deputado Amauri Teixeira e outra autoridades políticas.

 
Técnicos mostram as crianças do bairro Mutirão que os mosquitos Aedes transgênicos não picam.
Equipe de TV francesa cobre o evento
Fonte: Bahia Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário