Pular para o conteúdo principal

JACOBINA: MOSCAMED REALIZA PRIMEIRA SOLTURA DE MOSQUITOS TRANSGÊNICO DA DENGUE

 
Nesta terça-feira a "MOSCAMED" realizou no bairro do Mutirão em Jacobina a soltura da primeira leva de mosquitos da dengue modificados geneticamente.

Pioneira na experiência, Jacobina é o primeiro município a realizar a produção em larga escala, desenvolvida pelo LEMI " Laboratório de Emergência, Monitoramento e Informação " através da MOSCAMED.

A dengue é uma realidade que preocupa não só o Brasil, mas vários países do mundo. É um problema global crescente e por isso a soltura da mosquitos transgênicos chamou a atenção da imprensa não só do Brasil, mas também do exterior. Uma equipe de TV americana e outra francesa estiveram em Jacobina para registrar o evento.

Aldo Malavasi, presidente da Moscamed, frisou a importância da experiência , que conta com a participação da Secretaria de Saúde do Estado e Prefeitura de Jacobina em parceria com o Ministério da Saúde, USP - Universidade de São Paulo e OXITEC, companhia de biotecnologia britânica pioneira no controle de insetos que espalham doenças e pragas nocivas pelo mundo.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, do prefeito Rui Macedo, o Secretário Ivonildo Dourado, o prefeito Dirceu Mendes de Mirangaba, a prefeita Mirian de Umburanas, do deputado Amauri Teixeira e outra autoridades políticas.

 
Técnicos mostram as crianças do bairro Mutirão que os mosquitos Aedes transgênicos não picam.
Equipe de TV francesa cobre o evento
Fonte: Bahia Acontece

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,