Pular para o conteúdo principal

Protesto na Fonte Nova tem conflito com policiais

Manifestação aconteceu antes do jogo entre Nigéria e Uruguai pela Copa das Confederações (© Reuters)
Assim como em outras cidades do Brasil, uma manifestação estava marcada para o início da tarde desta quinta-feira em Salvador. O protesto começou no Largo do Campo Grande, e os manifestantes pretendiam ir até a Arena Fonte Nova, onde acontece a partida Nigéria x Uruguai, pela Copa das Confederações.

A distância do local onde começou a aglomeração de pessoas e o estádio é de aproximadamente 2,5 km. Porém, durante o percurso na Avenida Sete de Setembro, os cidadãos tentaram furar a barreira da polícia, o que gerou um conflito. Para conter o progresso, a Tropa de Choque usou bombas de gás lacrimogênio e gás de pimenta.

Os manifestantes tentaram se proteger atrás de banheiros químicos, enquanto alguns revidaram com pedaços de pau e pedras. Na Avenida Centenário, dois ônibus foram incendiados. De acordo com o Oficial Paraíso, da PM, a orientação que os policiais receberam foi de só disparar tiros de balas de borracha em casos extremos. 

Porém, a reportagem do ESPN.com.br presenciou o momento quando um policial sacou o revólver e disparou um tiro de bala de fogo em direção a um pequeno grupo de pessoas que estava na escadaria de uma das favelas que fica na região.
O protesto começou pacífico com música e festa. O bloco Olodum tocou durante a manifestação e até a polícia foi aplaudida, no início, já que acompanhou os manifestantes sem conflito. Segundo constatou a reportagem com a polícia, cerca de 50 mil pessoas foram protestar. 

Antes de Nigéria x Uruguai, manifestantes e polícia entram em conflito nas proximidades da Arena Fonte Nova
Polícia usou bombas de gás lacrimogênio

As principais reivindicações são pelo passe livre nos ônibus, mas também foram feitas críticas pelos gastos com a Copa do Mundo.
Outro grupo tentou chegar ao estádio por um caminho alternativo, pelo Dique do Tororó, que dá acesso às proximidades do portão sul da Fonte Nova. Porém, as pessoas foram recebidas com muita bomba de gás lançada pela polícia e dispersaram. Na região, inclusive, alguns moradores estão "ilhados", sob orientação da polícia para não saírem de casa, já que correm o risco de ficarem feridas no confronto. 

Já os torcedores que foram para assistir a partida recebaram orientações e tiveram que passar por um caminho diferente, mas, mesmo assim, nas proximidades de onde acontece o conflito dos manifestantes com a polícia.

 Por Igor Resende e Lucas Borges, de Salvador para o ESPN.com.br- espn.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013

Mais um embrolho na Eleição da Câmara de Mairi, mesmo Eliete sendo eleita por critério de empate presidente marca eleição para quinta-feira

Ocorreu no último dia 22 de dezembro de 2022, a eleição para Mesa Diretora da Câmara de Mairi, a nova diretoria, assumirá os trabalhos do legislativo, no biênio, 2023 e 2024. Na eleição compareceu 10 dos 11 vereadores, tendo duas chapas, encabeçada por Eliete do Angico e Pororó, tendo empate de 5 x 5, a vereadora Eliete, venceu o vereador Pororó, no critério de desempate, mesmo com a vitória garantida por regimento, o presidente marcou outra eleição para o dia a próxima quinta-feira, dia 29. Após a eleição a vereadora Eliete, viajou para São Paulo, onde passa um tratamento de saúde,  “Isso é um escárnio para com o Regimento da Casa!!! A política é um jogo, e como todo jogo, há de sair um vencedor. Dessa vez, pra desespero do atual presidente e seu grupo político, Eliete do Angico foi a vencedora. Compete agora ao atual presidente aceitar o resultado, honrar os princípios da moralidade e decretar dona Eliete do Angico como a primeira presidenta da Câmara Municipal de Vereadores de Mairi