Rádio Central Angico - Ba: Brasil/ Mais Médicos: 317 cidades baianas pediram, mas apenas 41 foram atendidas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Brasil/ Mais Médicos: 317 cidades baianas pediram, mas apenas 41 foram atendidas



A Bahia é o segundo estado que receberá mais profissionais pelo Programa Mais Médicos, anunciado em julho como uma das respostas da presidente Dilma Rousseff às cobranças e críticas à saúde. Ao todo, 85 médicos confirmaram participação no estado — atrás apenas do Ceará, com 91 profissionais. A capital concentra o maior número de profissionais (27), seguida por Casa Nova, Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista — cada uma com quatro médicos selecionados para o primeiro ciclo de contratações.
Ao todo, 317 municípios baianos solicitaram adesão ao programa. Juntas, essas cidades apresentaram demanda para 1.382 médicos. No entanto, apenas 41 cidades foram atendidas. O número foi anunciado ontem pelo Ministério da Saúde, que destacou a participação de 938 médicos para atender 404 cidades do país — das 3.511 que demandaram médicos do programa federal.
As vagas preenchidas equivalem a 6% da demanda dos municípios — a necessidade para completar os quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 15.460 profissionais. A adesão abaixo do esperado levou o Ministério da Saúde a manter, até amanhã, a possibilidade de indicação, por médicos brasileiros, de seis opções de cidades em que desejam atuar. Uma nova lista será publicada sábado.
O programa Mais Médicos integra um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS. Os médicos participantes receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.
Quem vai receber
Municípios Andorinha, Angical, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Camamu, Casa Nova, Conde, Dias D’Ávila, Entre Rios, Esplanada, Feira de Santana, Filadélfia, Gongogi, Heliópolis, Ibititá, Itaparica, Juazeiro, Jussara, Lençóis, Madre Deus, Monte Santo, Nova Canaã, Novo Triunfo, Paratinga, Pedrão, Piatã, Pindobaçu, Poções, Presidente Jânio Quadros, Salvador, Santa Bárbara, São Gabriel, São José da Vitória, Sátiro Dias, Saubara, Simões Filho, Sobradinho, Tapiramutá, Ubaíra, Vitória da Conquista, Wanderley.
Correio da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário