Pular para o conteúdo principal

Jovens empreendedores alcançam excelência em gestão e qualidade de serviço


“Um dos maiores desafios para os recém-formados, na maioria dos cursos de licenciatura e bacharelado do país, é a falta de preparo para o competitivo mundo dos negócios e a administração de uma empresa”. A afirmação é do farmacêutico e pós-graduado em Análises Clínicas, Octávio Mesquita, que sentiu esta realidade antes de conhecer o Sebrae.

Formado em 2003, mesmo durante a graduação, ele já acalentava o desejo de ter o seu próprio laboratório de análises clínicas. Isso só foi possível em meados de 2007, quando procurou o Sebrae e foi orientado a realizar um estudo de mercado, visando a viabilidade de um projeto junto a uma instituição financeira.

Com a inauguração do Laboratório Labcenter, Mesquita e a sua sócia, a farmacêutica e especialista em Citologia Clínica, Herliany Rios, começaram a participar de palestras, cursos e treinamentos oferecidos pelo Sebrae.

A primeira grande mudança veio em 2008 com a participação no Empretec. “Depois do seminário mudamos o nosso comportamento e de como enxergávamos as pessoas que trabalham com a gente”, explica o empresário.

Satisfeitos com os resultados, os empreendedores pensaram em participar do Prêmio MPE Brasil ciclo 2010, mas após o relatório de avaliação, sentiram que precisavam melhorar e esperar para competir em outra oportunidade. “Decidimos agregar valor ao processo de implantação de melhorias na gestão da empresa e fomos (nós e nossos funcionários) participar do Programa Sebrae de Gestão da Qualidade (PSGQ)”, ressalta Herliany.

O resultado do PSGQ foi a melhor gerência e planejamento da empresa. “Começamos tomar decisões baseados em dados e estudos, o que possibilitou o cumprimento dos prazos estabelecidos”, explica Mesquita.

Vencedores do MPE estadual

Em 2012, após participarem do PSGQ e de um ano de consultoria, o Labcenter participou do MPE Brasil, consagrando-se vencedor da etapa estadual na categoria Serviço de Saúde, ficando entre os quatro colocados na etapa nacional.

Para o coordenador Regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, a premiação no MPE Brasil 2012 é reflexo da busca pelo conhecimento empresarial. “O prêmio nada mais é do que o resultado da busca constante pela excelência na qualidade dos serviços e da gestão, gerando competitividade e, consequentemente, o reconhecimento do trabalho do jovem casal de empreendedores”, garante.

Recentemente, o Laboratório Labcenter inaugurou uma nova Unidade de Coleta no centro de Jacobina. Somando-se a esta estão a Unidade I, em Jacobina, a Unidade II, no município de Várzea da Roça, e o Posto de Coleta do Distrito do Junco. O laboratório Labcenter realiza uma média de 9 mil exames por mês e ainda apresenta capacidade de expansão.

Diário da Chapada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Jornada Pedagógica 2023 em Mairi é marcada por manifestação de professores

  Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2023 na Escola Edeltrudes Pachêco em Mairi-BA aconteceu a Jornada Pedagógica, com palestra, oficinas e manifestações de professores.  Os docentes reivindicaram o pagamento do Piso Salarial Nacional dos Professores do ano de 2022 em sua totalidade, visto que, o gestor municipal deixou de pagar 17,63% referente ao piso do ano citado. Além disso, a atual gestão ignorou todas as tentativas de diálogo sugeridas pela APLB/Sindicato de Mairi, embora o próprio tenha afirmado na Lei Municipal 946 de 13 de maio de 2022, que retornaria os diálogos no mês de agosto para tratar sobre o referido tema.  Os precatórios do Fundef, prometido pelo prefeito que seria pago entre 05 e 10 de janeiro do ano em curso, até apresente data ninguém recebeu, portanto, mais uma promessa não cumprida. A APLB de Mairi solicitou a retomada das negociações e aguarda retorno. Fonte: APLB/Sindicato Mais Fotos:

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013