Pular para o conteúdo principal

Lajedinho: Defesa Civil agradece solidariedade e pede ajuda para moradores recomeçarem

 

Lajedinho: Defesa Civil agradece solidariedade e pede ajuda para moradores recomeçarem
Foto: Haroldo Abrantes/GOVBA

A solidariedade dos baianos e até de moradores de outras cidades do país foi motivo de agradecimento por parte da do superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), Salvador Brito, que enalteceu as doações feitas aos moradores de Lajedinho, na Chapada Diamantina. Em conversa com o Bahia Notícias, ele atualizou o número de pessoas que estão fora de casa, cerca de 800. Dezesseis famílias foram instaladas em barracas do Exército, temporariamente, enquanto o restante está em abrigos públicos. “A Defesa Civil continua trabalhando aqui, porque nós temos um contingente populacional desabrigado. Estamos realizando o processo de assistência social e de saúde, com material de higiene e alimentação, além de psicológica, porque tem muitas pessoas que sofreram perdas irreparáveis. Enfim, apoio total à população que não tem para onde ir”, disse Brito. Após “agradecer a toda a sociedade” pelas doações, o superintendente explicou que a partir de agora o pedido é para que sejam destinados recursos financeiros “de quem possa ajudar” para que os habitantes possam reconstruir “suas vidas”. “Toda a sede do município está afetada, porque não tem comércio, padaria, nada funcionando. Não tem onde comprar comida”, ressaltou. Apesar da dificuldade, as doações de alimentos, roupas e medicamentos já são suficientes para a necessidade atual da população. “A cidade não tem infraestrutura para receber mais desse material. Alimentos têm prazo de validade, então pedimos que as pessoas não mandem mais roupas, alimentos e medicamentos. Agradecemos a todos pela solidariedade”, reforçou. Quem quiser doar dinheiro para a cidade pode usar as contas abertas na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além da que foi criada pela prefeitura da cidade. “As doações serão acompanhadas pelo Ministério Público e o governo do Estado, para garantir que o dinheiro será rigorosamente destinado a quem precisa”, finalizou o superintendente. Prefeitos de cidades vizinhas também se mobilizaram para auxiliar na tragédia de Lajedinho, com equipamentos, máquinas e transporte de mantimentos. O temporal na cidade resultou na morte de 17 pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Jornada Pedagógica 2023 em Mairi é marcada por manifestação de professores

  Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2023 na Escola Edeltrudes Pachêco em Mairi-BA aconteceu a Jornada Pedagógica, com palestra, oficinas e manifestações de professores.  Os docentes reivindicaram o pagamento do Piso Salarial Nacional dos Professores do ano de 2022 em sua totalidade, visto que, o gestor municipal deixou de pagar 17,63% referente ao piso do ano citado. Além disso, a atual gestão ignorou todas as tentativas de diálogo sugeridas pela APLB/Sindicato de Mairi, embora o próprio tenha afirmado na Lei Municipal 946 de 13 de maio de 2022, que retornaria os diálogos no mês de agosto para tratar sobre o referido tema.  Os precatórios do Fundef, prometido pelo prefeito que seria pago entre 05 e 10 de janeiro do ano em curso, até apresente data ninguém recebeu, portanto, mais uma promessa não cumprida. A APLB de Mairi solicitou a retomada das negociações e aguarda retorno. Fonte: APLB/Sindicato Mais Fotos:

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013