Pular para o conteúdo principal

Agricultores se mobilizam e cobram avanço na saúde pública de Jacobina

Cerca de 75 agricultores do município de Jacobina, no norte do estado, ocuparam a sede da prefeitura nesta sexta-feira (7). O grupo participa da "Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas" e cobraram uma reunião com o prefeito para tratar da segurança pública e da saúde em várias localidades da região.

Eles foram recebidos pelo prefeito, Rui Macedo (PMDB), e deixaram o prédio depois de cerca de duas horas. No encontro, foram apresentados os projetos que estão sendo desenvolvidos para as questões levantadas. Uma nova reunião foi marcada para o dia 25 de março.

Segundo uma das líderes da mobilização, Erica Anne Oliveira, de 22 anos, estão na pauta de reivindicações melhorias na educação, saúde e questões do direito básico para a população rural. "Foi protocolado na última reunião, em junho do ano passado, a construção de uma unidade de saúde, mas até hoje não tivemos resposta de nada do que foi negociado", disse.

Ainda de acordo com a camponesa, cerca de cinco mil pessoas vivem no distrito do Junco e um único posto de saúde tem dois médicos trabalhando, um dentista e um clínico geral, que não dão conta da demanda.
O grupo pede a criação de uma unidade de saúde satélite, no povoado do Contorno de José Gonçalves, além de novos médicos do programa federal "Mais Médicos" e mais agentes de saúde para áreas desprovidas de atendimento.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Jacobina informou que os manifestantes não chegaram a ocupar a sede da administração, como foi informado por eles, mas entraram no local para pressionar uma reunião.
As exigências dos manifestantes já vem sendo atendidas pela prefeitura, informa a gestão, a exemplo da construção de uma nova UTI neonatal, UTI para crianças, além de 17 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que estavam fechadas e foram reabertas.

Também foram anunciadas a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma unidade de saúde. A prefeitura também informou que uma unidade de saúde móvel já opera na região e que pode ser uma alternativa para a população.

"Estamos em processo seletivo para novos profissionais e já estamos chamando alguns. Também foi anunciado um banco de investimentos. Os problemas na saúde que temos agora são questões da gestão passada, que não foram entregues e estamos lutando para entregar, como as UPAs e as UTIs. Apenas a SAMU não vamos conseguir resgatar", disse o diretor de comunicação da Prefeitura de Jacobina, Arivaldo Marques Júnior.

Fonte: G1-BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Jornada Pedagógica 2023 em Mairi é marcada por manifestação de professores

  Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2023 na Escola Edeltrudes Pachêco em Mairi-BA aconteceu a Jornada Pedagógica, com palestra, oficinas e manifestações de professores.  Os docentes reivindicaram o pagamento do Piso Salarial Nacional dos Professores do ano de 2022 em sua totalidade, visto que, o gestor municipal deixou de pagar 17,63% referente ao piso do ano citado. Além disso, a atual gestão ignorou todas as tentativas de diálogo sugeridas pela APLB/Sindicato de Mairi, embora o próprio tenha afirmado na Lei Municipal 946 de 13 de maio de 2022, que retornaria os diálogos no mês de agosto para tratar sobre o referido tema.  Os precatórios do Fundef, prometido pelo prefeito que seria pago entre 05 e 10 de janeiro do ano em curso, até apresente data ninguém recebeu, portanto, mais uma promessa não cumprida. A APLB de Mairi solicitou a retomada das negociações e aguarda retorno. Fonte: APLB/Sindicato Mais Fotos:

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013