Pular para o conteúdo principal

Empresa lança ‘drone‘ para transporte de pessoas


LAS VEGAS — Os drones estão por toda a parte nos pavilhões da Consumer Electronics Show (CES), mas uma empresa chinesa conseguiu se destacar. Nesta quarta-feira, a EHang apresentou o EHang 184, o que ela classifica como o primeiro veículo aéreo autônomo pessoal. A aeronave elétrica possui oito hélices e é capaz de carregar uma pessoa adulta. A autonomia de voo é de 23 minutos, com velocidade máxima de 100 quilômetros por hora, o suficiente para pequenas e médias distâncias.

— Tem sido um objetivo da minha vida tornar os voos mais rápidos, fáceis e convenientes. O 184 provê uma solução viável para muitos desafios que a indústria de transportes enfrenta, de forma segura e energeticamente eficiente — disse Huazhi Hu, diretor executivo da companhia. — Eu acredito que a EHang vai provocar um impacto global na indústria de viagem pessoal.

O EHang 184 mede cerca de 1,5 metro e pesa 200 quilos, com capacidade de carga de uma pessoa de até cem quilos. Assim como os drones, ele está pronto para voar, e o passageiro não precisa ter experiência em voos. Basta indicar o destino em um aplicativo no smartphone que a aeronave decola, percorre o percurso e pousa de forma autônoma. Segundo a companhia, a segurança do voo é garantida pelo comando central de voo da companhia, que opera em tempo real.


A fabricante promete segurança com a redundância dos sistemas. Se algum componente apresentar falha inesperada, como o choque com uma ave, por exemplo, a aeronave vai avaliar automaticamente os danos e tomar as medidas necessárias para garantir a segurança do passageiro. O EHang 184 é equipado com diversos sensores, que fornecem o rastreamento contínuo em tempo real dos voos. O centro de controle será capaz de abortar um voo dependendo das condições climáticas. Em caso de emergência, o passageiro pode apertar um botão para o drone pousar imediatamente.

Por meio desses sensores, a aeronave é capaz de navegar entre obstáculos e traçar a melhor e mais segura rota entre dois pontos. O pouso e a decolagem são verticais, o que elimina a necessidade de uma pista. Os braços de sustentação das hélices podem ser dobrados, o que facilita o armazenamento e o transporte do drone.

O GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Jornada Pedagógica 2023 em Mairi é marcada por manifestação de professores

  Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2023 na Escola Edeltrudes Pachêco em Mairi-BA aconteceu a Jornada Pedagógica, com palestra, oficinas e manifestações de professores.  Os docentes reivindicaram o pagamento do Piso Salarial Nacional dos Professores do ano de 2022 em sua totalidade, visto que, o gestor municipal deixou de pagar 17,63% referente ao piso do ano citado. Além disso, a atual gestão ignorou todas as tentativas de diálogo sugeridas pela APLB/Sindicato de Mairi, embora o próprio tenha afirmado na Lei Municipal 946 de 13 de maio de 2022, que retornaria os diálogos no mês de agosto para tratar sobre o referido tema.  Os precatórios do Fundef, prometido pelo prefeito que seria pago entre 05 e 10 de janeiro do ano em curso, até apresente data ninguém recebeu, portanto, mais uma promessa não cumprida. A APLB de Mairi solicitou a retomada das negociações e aguarda retorno. Fonte: APLB/Sindicato Mais Fotos:

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013