Pular para o conteúdo principal

Implantação de adutora para abastecer Jacobina está em fase final


Obra emergencial será concluída até o final de março 


Água da Barragem de Pindobaçu. Esta é a solução emergencial para garantir a continuidade do serviço de abastecimento de água de Jacobina, município no norte baiano, a 330 km de Salvador, que sofre os efeitos da severa estiagem que dura desde março do ano passado e tem baixado o volume acumulado dos mananciais da região, inviabilizando a produção de água tratada em quantidade suficiente para atender a população. A Embasa está concluindo a implantação de uma adutora de 9 km de extensão e a construção de quatro estações de bombeamento para levar cerca de 120 litros por segundo de água bruta da Barragem de Pindobaçu até a estação de tratamento de água que atende Jacobina. A obra será concluída até o final de março.

A adutora para atender Jacobina integra o projeto de implantação de um sistema integrado de abastecimento de água para abastecer as sedes de Jacobina, Saúde e Caém, além de várias localidades da região, uma obra do Programa Água para Todos que conta com R$ 42 milhões provenientes de recursos federais e próprios da Embasa. Esta etapa emergencial representa um custo de R$ 5 milhões.
Atualmente, Jacobina depende, principalmente, das barragens do Itapicuruzinho, com aproximadamente 30% de sua capacidade total, e de Cachoeira Grande, que encontra-se com apenas 15%. As barragens do Cuia, cedida pela Jacobina Mineração e Comércio, e do Rio do Ouro, de pouco volume acumulado, reforçam o abastecimento do município.

Segundo o gerente da Unidade Regional da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, a seca atual tem sido a mais severa desde 1932. Porém, em função de obras estruturantes realizadas nos últimos anos pelo Governo do Estado, os efeitos são menores. “Se obras importantes não tivessem sido executadas, como a adutora que leva água da Barragem de Cachoeira Grande para Jacobina, em 2009, a população local, hoje, estaria completamente desabastecida”, exemplifica o gestor. Para Vinícius, a implantação da Adutora de Pindobaçu é a solução mais confiável para o abastecimento de Jacobina e região.
Obra

O Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Jacobina, Saúde, Caém e outras localidades prevê investimento de 42 milhões e possui, em sua totalidade, 60 km de adutora. Destes, 58,5 km já foram assentados. Por causa do distrato entre a Embasa e a empresa que realizou o serviço inicial, a obra foi paralisada, sendo retomada de forma emergencial em duas etapas, a primeira para abastecer a cidade de Saúde, a segunda para abastecer Jacobina. Após esta última, uma nova etapa será realizada, compreendendo a conclusão da Estação de Tratamento de Água e Lodo em Pindobaçu, a execução de derivação da adutora principal para povoados, além de rede de distribuição e ligações domiciliares.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013