Pular para o conteúdo principal

Município de Mairi adere a 5ª Etapa do TOPA


Para a Gestora do TOPA em Mairi a Srª. Sara Sousa os alfabetizadores podem atender apenas uma turma; Cada coordenador na zona rural deve ter no mínimo 08 turmas para acompanhamento e no máximo 13; Cada coordenador na zona urbana deve ter no mínimo 10 turmas e no máximo 15; Cada turma na zona rural deve ter no mínimo 10 alfabetizandos; Cada turma na zona urbana deve ter no mínimo 20 alfabetizandos, informou ainda que a partir da Quinta Etapa, o Sistema Brasil Alfabetizado não aceitará mais o cadastramento de alunos que participaram de outras etapas.

O município de Mairi nesta quinta etapa contará com (02) dois coordenadores, (21) vinte e um alfabetizadores e (261) duzentos e sessenta e um alfabetizandos/as abrangendo a zona rural e zona urbana do município.
As matrículas para a quinta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa) seguem até sexta-feira (30/03). Os interessados em aprender a ler e a escrever devem procurar a Secretaria da Educação do seu município ou a Diretoria Regional de Educação (Direc) da sua região. As aulas estão previstas para começar em abril.
“Conclamamos todos pela Bahia afora, que desejam se alfabetizar, para procurar, imediatamente, a Secretaria da Educação do seu município ou a Diretoria Regional de Educação da sua região para efetivar sua matrícula e, assim, garantir que a Bahia continue sendo o estado campeão de alfabetização do País”, frisa a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves.

O Topa, nesta quinta etapa, está presente em 366 municípios, por meio da parceria de 246 prefeituras e 575 entidades dos movimentos social e sindical. A meta, agora, é matricular mais 300 mil pessoas. Implantado em 2007 pelo governo do Estado da Bahia, o Topa já alfabetizou 913 mil baianos até 2011. O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão e que não prescreve com a idade.

A Resolução do FNDE estabelece parâmetros mínimos e máximos a serem atendidos, acontece que a experiência já nos provou que os parâmetros mínimos invalidam o pagamento das bolsas durante a etapa, pois na Educação de Jovens e Adultos é comum haver evasão.

Os novos parâmetros para o Programa na Quinta Etapa, que foram validados pela SECADI/MEC devem ser seguidos. Assim, quando uma turma for cancelada ou alfabetizandos evadirem, as bolsas dos alfabetizadores e coordenadores estarão garantidas.

Saiba Mais Sobre o TOPA Clique Aqui!
Da Redação Notícias Mairi FM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,