Pular para o conteúdo principal

Cidades históricas adotam redes subterrâneas; programa do MinC financia 50% dos custos

Cidades históricas adotam redes subterrâneas; programa do MinC financia 50% dos custos
Enquanto Salvador não tem perspectivas de se livrar da fiação elétrica aérea que predomina em quase toda a capital baiana, outras cidades brasileiras já avançaram no processo de modernização tecnológica com a adoção das redes subterrâneas. O município de Sobral (CE) foi um dos primeiros do Brasil a participar do projeto Novos Ares, destinado a internalização de toda fiação das redes elétrica, telefônica e de dados. A obra foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Governo do Ceará e a prefeitura municipal, com investimentos da ordem de R$ 12,5 milhões. O chefe do Escritório do Iphan em Icó (CE), Erick Rolim, informou ao Bahia Notícias que, no caso de Sobral, os custos das obras de entrerramento da fiação foram divididos igualmente entre o governo estadual e o Iphan – Icó não conseguiu o mesmo devido a pendências que impediam o repasse de recursos federais para o município. Desde 2010, o programa Monumenta, do Ministério da Cultura, destina mais de R$ 200 milhões para a revitalização de centros históricos do Brasil. Segundo informações do site do programa, o Monumenta financia “50 % do custo de instalação subterrânea de redes elétricas e de telefonia, aplicáveis apenas às Áreas de Projeto inseridas em conjuntos declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco”. As cidades de Pilar de Goiás, Goiânia e Corumbá de Goiás, e os municípios paranaenses de Antonina e Morretes já foram beneficiadas com recursos do Plano de Ação de Cidades Históricas (PACH) e instalaram redes subterrâneas. Desde 2011, tramita na Câmara Federal o projeto de lei 798/11, do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que torna obrigatória a instalação sob o solo das redes de distribuição de energia elétrica em cidades históricas, especialmente nos conjuntos urbanos tombados pelo Iphan. A eliminação da fiação elétrica aérea reduz o risco de incêndio, facilita a circulação de veículos, além de tornar a paisagem mais bonita e compatível com a arquitetura dos sítios históricos. Apresentada em abril de 2011, a proposta aguarda parecer da Comissão de Minas e Energia da Casa.

Bahia Notícias 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013