Rádio Central Angico - Ba: Mairi: Jornada Pedagógica, Práticas de mudança: por uma práxis transformadora.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mairi: Jornada Pedagógica, Práticas de mudança: por uma práxis transformadora.

Deu início na manhã desta segunda, 25 de fevereiro de 2013, a jornada pedagógica com o tema: Práticas de mudança: por uma práxis transformadora. A jornada Pedagógica está sendo realizada na Escola Professora Iraci D’ Araújo Leal (Antigo Colégio Marc Thein), nos dias 25, 26,27 e 28 de fevereiro.
Fizeram parte da mesa: O Vereador Alan, líder da oposição, Secretaria de Saúde, Ana Célia uma representante dos pais dos alunos, o Vice Prefeito Aliomar Muritiba, Prefeito Raimundo de Almeida Carvalho, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Maria do Carmo, Antônio Claudemir Carneiro - Secretário de Educação, Jenó, Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Rogério, líder da situação e, um representante da APLB.


Apresentação:
Pensando nas dificuldades enfrentadas pelo educador em suas constantes aparições em sala de aula, que colaboram diretamente nas práticas pedagógicas, é que foram projetados momentos para estabelecer tais discussões:

Jornada Pedagógica, Práticas de mudança: por uma práxis transformadora.
Assim, faz-se necessário que o educador participe de mudanças, saindo do comodismo, correndo riscos, assumindo responsabilidades, capacitando-se e enfrentando conflitos, que o coloque no processo de uma articulação viva entre ação e reflexão preocupados com o papel social, desempenhado pelo professor na contemporaneidade. Compreende-se que o espaço escolar deve ser de cultivo da reflexão crítica, do conhecimento e da teoria. Logo, no processo de mudanças, mais importante que a velocidade é a direção a ser seguida – EIXOS NORTEADORES DE VIVÊNCIAS...
Percebe-se, então que os outros pontos básicos necessários são: métodos de trabalho, parcerias, formação permanente e organização para uma prática transformadora sendo necessário um plano concreto e o impulso para tal ação.
Haja vista a necessidades de passos pequenos, assumidos coletivamente, mas concretos e na direção certa, desencadeando um processo de mudança com abrangência crescente: sala de aula, escola, grupo de escola, comunidade, sistema de ensino, sociedade civil, sistema político, etc.; a partir da criação de uma base crítica entre educadores, alunos e pais, porque ação a cerca do trabalho docente deve vislumbrar a melhoria da qualidade do ensino.
Objetivos: 
  • Desenvolver estudos, reflexões e atividades práticas visando à melhoria da qualidade do ensino nas unidades escolares da Rede Municipal;

  • Oportunizar momentos de reflexão da prática pedagógica, visando a melhoria da educação, através de discussão de temas educacionais de relevância.

Programação:

Dia 25/02/2013 – Segunda-Feira

Manhã
7h - Café cultural - 8h – Acolhimento / Credenciamento -9h – Abertura dos trabalhos - 12h20min – Almoço.

Tarde
13h30min – Palestra com a Professora Silvana Ferreira / 16h30min Coffee break

Professora Silvana Ferreira
Equipe da Secretaria de Educação

Dia 26/02/2013 Terça-Feira
Manhã
9h30min – Coffee break / 12h20min – Almoço

Tarde
16h30min – Coffee break

Data 27/02 e 28/02/2013
Será nas Unidades Escolares
Antônio Claudemir Carneiro - Secretário de Educação
Equipe da Educação:
Antônio Claudemir Carneiro - Secretário de Educação
Ana Conceição Moura Borges de Araújo – Superintendente de Educação Básica
Marcelo Santos Freitas – Coordenador Administrativo da Educação

Equipe Pedagógica Betânia Bispo dos Santos, Maria Camila Leal Martins Cerqueira, Nelba Trindade Oliveira, Núbia Souza Rios Alves, Rênia Cássia Almeida Oliveira.

Equipe Técnica
Adriana de Oliveira Rios, Andréa Santos Alves de Oliveira, Jaciene Dias da Cruz Santos, Jucileuza Oliveira da Silva, Maclides Soares, Maria Cristina Magalhães, Poliana Muritiba Boccanera, Ramésia Rios Leite, Redinalva Rios dos Santos e Sulanny Rios de Oliveira.

 
Informações e Fotos: blog Mairi News

Nenhum comentário:

Postar um comentário