Pular para o conteúdo principal

A 1ª Festa Municipal do Licuri é realizada no povoado de Uruçu, município de Mairi

Neste domingo, 5 de maio de 2013, foi realizada a 1ª Festa do Licuri no povoado de Uruçu, município de Mairi. O objetivo do evento é incentivar a preservação dos licurizeiros e do bioma caatinga, resgate da cultura regional e a geração de renda familiar. Divulgação para criação de uma rede de Produtos e Valorização do Licuri. 
Por volta das 11h da manhã aconteceu à celebração da missa, debaixo de um umbuzeiro, em pleno licurizal, celebrada pelo padre Gregório. Depois aconteceu a abertura do evento com o momento cultural com apresentações dos sambadores da região e almoço com sabor do licuri.

No circuito da festa foram montadas algumas barracas com comidas típicas da região e artesanatos. Os vereadores Alan, Roque Nilson e Dr. Tadeu, Normeide Alves, Jobope, o vice-prefeito Aliomar Muritiba entre outras lideranças políticas do município, marcaram presença.


Iris, vencedora do desfile das rainhas
No período da tarde foram realizados concursos com sabor do licuri nas barracas, quebra do licuri, debulha do licuri, apresentação dos alunos da Escola Castro Alves do Uruçu e dos colégios João Soares Ferreira e Bernadino Trindade do distrito do Angico, desfile das rainhas do licuri, resultado dos jurados e entrega dos prêmios. No desfile das rainhas, a garota Iris foi a grande vencedora.

Por volta das 19h, no palco armado no circuito da festa, aconteceram os shows de Florisvaldo Moreira, Edilan Silva e tenda eletrônica com o DJ Kleber de Várzea da Roça, que animaram o público presente.
O Sr. Tonho do Uruçu, que faz parte da comissão organizadora, disse que a Associação Comunitária local realizou essa festa com o incentivo da COOPES - Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina, que tem sede em Capim Grosso. "A COOPES realizou a V Festa Regional no ano passado aqui no Uruçu e nós acatamos essa ideia para fazer a 1ª festa municipal”, disse Tonho.

No dia 18 de agosto acontecerá a VI Feira Regional do Licuri, no povoado de Vaca Brava, município de São José do Jacuípe.
Florisvaldo Moreira
Dj Kleber
O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado em alguns estados, principalmente na Bahia, região de caatinga – municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Calderão Grande.

Os cachos da palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.

Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola: petiscos doces e salgados, tira gosto, sorvetes, umbuzada com licuri, óleo, hidratante de cabelo, licor, etc.
Redação e fotos: Agmar Rios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013