Rádio Central Angico - Ba: A 1ª Festa Municipal do Licuri é realizada no povoado de Uruçu, município de Mairi

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A 1ª Festa Municipal do Licuri é realizada no povoado de Uruçu, município de Mairi

Neste domingo, 5 de maio de 2013, foi realizada a 1ª Festa do Licuri no povoado de Uruçu, município de Mairi. O objetivo do evento é incentivar a preservação dos licurizeiros e do bioma caatinga, resgate da cultura regional e a geração de renda familiar. Divulgação para criação de uma rede de Produtos e Valorização do Licuri. 
Por volta das 11h da manhã aconteceu à celebração da missa, debaixo de um umbuzeiro, em pleno licurizal, celebrada pelo padre Gregório. Depois aconteceu a abertura do evento com o momento cultural com apresentações dos sambadores da região e almoço com sabor do licuri.

No circuito da festa foram montadas algumas barracas com comidas típicas da região e artesanatos. Os vereadores Alan, Roque Nilson e Dr. Tadeu, Normeide Alves, Jobope, o vice-prefeito Aliomar Muritiba entre outras lideranças políticas do município, marcaram presença.


Iris, vencedora do desfile das rainhas
No período da tarde foram realizados concursos com sabor do licuri nas barracas, quebra do licuri, debulha do licuri, apresentação dos alunos da Escola Castro Alves do Uruçu e dos colégios João Soares Ferreira e Bernadino Trindade do distrito do Angico, desfile das rainhas do licuri, resultado dos jurados e entrega dos prêmios. No desfile das rainhas, a garota Iris foi a grande vencedora.

Por volta das 19h, no palco armado no circuito da festa, aconteceram os shows de Florisvaldo Moreira, Edilan Silva e tenda eletrônica com o DJ Kleber de Várzea da Roça, que animaram o público presente.
O Sr. Tonho do Uruçu, que faz parte da comissão organizadora, disse que a Associação Comunitária local realizou essa festa com o incentivo da COOPES - Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina, que tem sede em Capim Grosso. "A COOPES realizou a V Festa Regional no ano passado aqui no Uruçu e nós acatamos essa ideia para fazer a 1ª festa municipal”, disse Tonho.

No dia 18 de agosto acontecerá a VI Feira Regional do Licuri, no povoado de Vaca Brava, município de São José do Jacuípe.
Florisvaldo Moreira
Dj Kleber
O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado em alguns estados, principalmente na Bahia, região de caatinga – municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Calderão Grande.

Os cachos da palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.

Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola: petiscos doces e salgados, tira gosto, sorvetes, umbuzada com licuri, óleo, hidratante de cabelo, licor, etc.
Redação e fotos: Agmar Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário