Pular para o conteúdo principal

Quando e como devo chamar o SAMU 192?

SAMU significa “Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, estando claro que o objetivo do serviço é atender urgências. Assim, urgência médica é todo agravo à saúde que exija atendimento médico imediato, com risco iminente de morte ou doença grave.

Quando devo entrar em contato com o SAMU 192?
Segundo o Ministério da Saúde:

* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
* Em casos de Intoxicação exógena;
* Em caso de queimaduras graves;
* Na ocorrência de maus tratos;
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
* Em casos de tentativas de suicídio;
* Em crises hipertensivas;
* Quando houver acidentes/trauma com vítimas;
* Em casos de afogamentos;
* Em casos de choque elétrico;
* Em acidentes com produtos perigosos;

O atendimento pré-hospitalar móvel existe para socorrer uma vítima e a conduzir rapidamente ao hospital, e para isso, as ambulâncias devem estar sempre prontas para o atendimento, coisa que não é possível se o serviço for utilizado indiscriminadamente, para fazer transportes de pessoas saudáveis ou que não se encontrem em urgência médica, conforme descrito acima. Para isso existe a figura do Médico Regulador, responsável por ouvir cada caso, julgar segundo sua competência técnica e experiência no serviço se é necessário ou não o envio de ambulância.
Assim, se uma pessoa apresenta gripe, diarreia, dor de cabeça, cólica menstrual, crise nervosa, embriaguez, ferimentos leves ou está em trabalho de parto normal, por exemplo, o serviço não deve ser acionado, para não impedir que pessoas que realmente necessitem de socorro imediato e transporte por ambulância sejam atendidas, por estarem as ambulâncias ocupadas com pacientes sem risco.
Da Redação do Blog Mairi News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013

Mais um embrolho na Eleição da Câmara de Mairi, mesmo Eliete sendo eleita por critério de empate presidente marca eleição para quinta-feira

Ocorreu no último dia 22 de dezembro de 2022, a eleição para Mesa Diretora da Câmara de Mairi, a nova diretoria, assumirá os trabalhos do legislativo, no biênio, 2023 e 2024. Na eleição compareceu 10 dos 11 vereadores, tendo duas chapas, encabeçada por Eliete do Angico e Pororó, tendo empate de 5 x 5, a vereadora Eliete, venceu o vereador Pororó, no critério de desempate, mesmo com a vitória garantida por regimento, o presidente marcou outra eleição para o dia a próxima quinta-feira, dia 29. Após a eleição a vereadora Eliete, viajou para São Paulo, onde passa um tratamento de saúde,  “Isso é um escárnio para com o Regimento da Casa!!! A política é um jogo, e como todo jogo, há de sair um vencedor. Dessa vez, pra desespero do atual presidente e seu grupo político, Eliete do Angico foi a vencedora. Compete agora ao atual presidente aceitar o resultado, honrar os princípios da moralidade e decretar dona Eliete do Angico como a primeira presidenta da Câmara Municipal de Vereadores de Mairi