Pular para o conteúdo principal

Codevasf avalia viabilidade de uso de energia solar em perímetros irrigados‏


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) estuda a possibilidade de utilizar energia solar na operação de seus perímetros irrigados. Os perímetros Mandacaru (BA) e Nilo Coelho (PE) receberão nos dias 1º e 2 de dezembro a visita de uma comitiva composta por representantes da Codevasf junto com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Embaixada da Alemanha e institutos de pesquisa alemães que colaboram com a avaliação do assunto.

Os altos níveis de insolação registrados na região semiárida motivaram a Codevasf a estudar a viabilidade técnica e econômica de uso de energia solar em seus perímetros irrigados. Análises preliminares indicam ser possível instalar unidades fotovoltaicas (placas de captação) de até 10 megawatts em áreas de uso comum dos perímetros e unidades individuais menores nas propriedades dos produtores. Unidades de captação de médio e grande porte poderiam ser instaladas em áreas de servidão, como espaços livres nas proximidades de estações de bombeamento e reservatórios e sobre os canais que transportam água.

“As despesas com energia elétrica representam a maior parte do custo da produção dos perímetros irrigados da Codevasf. O consumo de energia é alto. Essas despesas oneram a produção em cerca de 40%”, explica Stenio Petrovich, assessor da presidência da Codevasf que cuida do tema. “Os perímetros dispõem de espaço para instalação de unidades fotovoltaicas, organizações aptas a gerir os sistemas – que são os distritos de irrigação –, e insolação intensa e constante; então acreditamos que o uso da energia solar pode vir a acontecer em breve”, acrescenta Petrovich. Caso se confirme a viabilidade de uso dessa tecnologia, a Codevasf empreenderá projeto piloto no perímetro Mandacaru (BA), com a colaboração de outras instituições.

Os institutos de pesquisa alemães que participam da visita dos dias 1º e 2 de dezembro aos perímetros Mandacaru e Nilo Coelho aproveitarão a oportunidade para conhecer a produção de uvas no Vale do São Francisco, pois desenvolvem tecnologias para a produção de vinho na Alemanha.


Ascom Codevasf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Jornada Pedagógica 2023 em Mairi é marcada por manifestação de professores

  Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2023 na Escola Edeltrudes Pachêco em Mairi-BA aconteceu a Jornada Pedagógica, com palestra, oficinas e manifestações de professores.  Os docentes reivindicaram o pagamento do Piso Salarial Nacional dos Professores do ano de 2022 em sua totalidade, visto que, o gestor municipal deixou de pagar 17,63% referente ao piso do ano citado. Além disso, a atual gestão ignorou todas as tentativas de diálogo sugeridas pela APLB/Sindicato de Mairi, embora o próprio tenha afirmado na Lei Municipal 946 de 13 de maio de 2022, que retornaria os diálogos no mês de agosto para tratar sobre o referido tema.  Os precatórios do Fundef, prometido pelo prefeito que seria pago entre 05 e 10 de janeiro do ano em curso, até apresente data ninguém recebeu, portanto, mais uma promessa não cumprida. A APLB de Mairi solicitou a retomada das negociações e aguarda retorno. Fonte: APLB/Sindicato Mais Fotos:

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013