Rádio Central Angico - Ba: Governador instala Universidade Federal do Sul da Bahia em Teixeira de Freitas e Porto Seguro‏

sábado, 30 de novembro de 2013

Governador instala Universidade Federal do Sul da Bahia em Teixeira de Freitas e Porto Seguro‏


 

O governador Jaques Wagner assinou nesta quinta-feira (29), em Teixeira de Freitas, o termo de cooperação técnica que vai possibilitar a implantação na cidade do campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O campus terá um Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e um Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), que vai funcionar provisoriamente na sede da Secretaria de Educação do Município.

"Esse é um projeto inovador que vai beneficiar todo o extremo sul. É um templo de cidadania e dignidade para nossa juventude", comentou o governador. Ainda segundo Wagner, as aulas devem começar no segundo semestre de 2014. Serão oferecidos cursos de medicina, enfermagem, psicologia, entre outros. De acordo com o reitor da UFSB, Naomar Almeida, serão abertas 600 vagas para os cursos, inicialmente, sendo que a previsão é ampliar para nove mil.

Porto Seguro

Depois da solenidade em Teixeira de Freitas, o governador seguiu para Porto Seguro onde participou da cerimônia de instalação de campus Sosígenes Costa, da UFSB. Esta unidade vai sediar Centros de Formação em Ciências Humanas, Sociais e Ambientais e outro IHAC. Inicialmente, também serão oferecidas 600 vagas para este campus.

De acordo com o governador, em 2020, quando a universidade estiver em pleno funcionamento, a ideia é ter 11 mil vagas disponíveis em Porto Seguro. "Apenas de salário de funcionários, serão R$ 90 milhões por ano e R$ 30 milhões de custeio a cada ano. Uma universidade desse porte é importante para a inclusão social da população e vai modificar a realidade da região", disse Wagner. Além de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, a UFSB tem o campus Jorge Amado, em Itabuna, onde funcionam a Reitoria, Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação; em Comunicação e Artes; e outro IHAC.


Foto: Carol Garcia/GOVBA
Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário