Pular para o conteúdo principal

Lajedinho: Mortos chegam a 16; ‘O maior desastre natural na história da Bahia’, avalia Cordec

 

Lajedinho: Mortos chegam a 16; ‘O maior desastre natural na história da Bahia’, avalia Cordec
Fotos: Haroldo Abrantes/GOVBA

O temporal que destruiu a cidade de Lajedinho, na Chapada Diamantina, já é tratado como “o maior desastre natural na história da Bahia”, proporcional ao número de habitantes, segundo a Coordenaria Estadual de Defesa Civil (Cordec) (ver aqui e aqui). Na tarde desta segunda-feira (9), o número de mortos chegou a 16, entre eles, oito pessoas da mesma família. “Falta uma pessoa, segundo os vizinhos. Estamos trabalhando com 28 bombeiros, mais voluntários e os proprietários das fazendas, já que alguns corpos foram encontrados até 30 ou 40 quilômetros da sede, já na cidade de Ruy Barbosa. Eles foram arrastados pela água”, contou o coordenador adjunto da Cordec, Paulo Sérgio Menezes, em entrevista ao Bahia Notícias. Entre os mortos estão duas crianças, uma de quatro e outra de dois anos. A segunda morreu junto com o pai. “Ele estava com o pai em cima do telhado, fugindo da chuva, quando tudo desabou”, lamentou o coordenador. Por causa da tragédia, a prefeitura de Lajedinho decretou estado de calamidade pública, já reconhecido pela Defesa Civil Nacional, o que pode facilitar e agilizar a chegada de verbas emergenciais e ações prioritárias.
Técnicos da Cordec realizam um levantamento do prejuízo total, mas ainda não há um número parcial dos estragos. A chuva deixou 202 casas destruídas, 41 danificadas, 90% do comercio totalmente destruído e 840 famílias desabrigadas, além de 205 desalojadas, que aguardam a liberação de imóveis – que tiveram a estrutura preservada – para retornar. “Casas ainda estão desabando. Esse é o maior desastre natural já ocorrido na Bahia, proporcional ao numero de habitantes. É como se em Salvador tivesse mais de 1,5 mil mortos. A Bahia nunca assistiu nada como isso. Na sede [da cidade de Lajedinho] moram duas mil pessoas e mil estão fora de casa”, contou Paulo Sérgio. O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, está na cidade, acompanhado pelo secretário nacional da Defesa Civil, general Cristiano, do governador Jaques Wagner e secretários do Executivo baiano. A prefeitura de Lajedinho vai contar com o “Benefício Eventual Emergencial” de R$ 100 mil, para atender às necessidades básicas das famílias afetadas, como a compra de colchões, fraldas, água mineral, cestas básicas, pagamento de aluguéis sociais, cobertor, entre outras. O recurso será repassado via Fundo Estadual de Assistência Social ao Fundo Municipal de Assistência Social. Além disso, o governo já repassou R$ 127,9 mil dos recursos do cofinanciamento da assistência social para o município. A Defesa Civil colocou à disposição 1,6 mil m² de lona, 140 cobertores e 6 mil copos de água mineral.
 
Bahia Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013