Pular para o conteúdo principal

Abertura da Copa tem bola 'viva' e música, mas só empolga mesmo em xingamento a Dilma


Getty Images

Cerimônia de abertura durou cerca de 30 minutos antes do duelo Brasil x Croácia

A Fifa não conseguiu dar à cerimônia de abertura o padrão que exige dos países que abrigam a Copa do Mundo, ao menos no quesito empolgação do público, que só se manifestou em massa mesmo nesta quinta-feira, na Arena Corinthians, em São Paulo, quando o serviço de som pediu aplausos aos brasileiros. O coro foi direto contra a presidenta da República: "Ei, Dilma, vai tomar no c...".



Americans Pitbull e Jennifer Lopez cantaram a música tema da Copa na Arena Corinthians

Já era o fim da festa, que transcorreu sem nenhum problema e teve, entre outras coisas, muita música, com direito a forró, axé e a oficial da Copa, We Are One, quando a maioria da torcida cantou a frase contra a chefe do estado brasileiro.

Embora tenha confirmado presença no estádio, Dilma Rousseff não foi vista em nenhum momento nos telões e também não discursou. Segundo o colunista da revista "Veja" Lauro Jardim informou na quarta, não aparecer era parte da estratégia do Palácio do Planalto para evitar uma possível vaia, principalmente por conta do ano eleitoral.

Não deu certo. Mesmo sem ter sua imagem vista, a presidenta da República acabou hostilizada. Em 2013, na Copa das Confederações, ela já havia passado por grande constrangimento na abertura, quando, ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi vaiada em massa.

Cerimônia

A ideia da cerimônia foi homenagear os tesouros mais apreciados do Brasil, que segundo a Fifa são a natureza, as pessoas e o futebol, cada um deles representado artisticamente por personagens e adereços, mas sendo o elemento principal uma grande bola de led que ficou todo o tempo no centro do gramado.

A bola tinha "vida", uma vez que projetava uma imensa variedade de imagens, como várias bolas de futebol coloridas, a bandeira dos países participantes da Copa, entre outras coisas. Às 15h32, a bandeira do Brasil foi levada por algumas pessoas até o meio do campo, e então a bola gigante se abriu.

Dela, saiu a cantora Claudia Leitte, que interpretou uma parte da música Aquarela do Brasil. Minutos depois, surgiram da mesma bola o rapper Pitbull e a também cantora Jennifer Lopez, que se juntaram a brasileira na condução do show.

Mesmo com os artistas cantando e dançando na bola gigante, o público muito mais assistia que se empolgava. Apenas uma minoria cantava junto e ensaiava alguns passos, enquanto a maioria seguia sentada, imóvel, ou até em pé, mas sem esboçar nenhuma reação de festa.

Programada para durar 25 minutos, a cerimônia inicial da Copa atrasou em três minutos no final - começou exatamente às 15h15 e terminou às 15h43.
Cerimônia de abertura da Copa-2014 (© AP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013