Rádio Central Angico - Ba: Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores, em Mairi

domingo, 14 de setembro de 2014

Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores, em Mairi


A Festa da Padroeira da cidade de Mairi teve início dia, 06 de setembro com a tradicional alvorada que teve saída da Igreja Matriz e percorreu várias ruas da cidade. E durante todos os dias do novenário, após a celebração da Santa Missa, está acontecendo à quermesse e noite cultural na pérgula da Praça J. J. Seabra. A programação se encerra no dia 15 de setembro, após a missa de encerramento e procissão, haverá show com o Padre Osmar Coppi da cidade de Porto Alegre (RS).


Há vários anos a festa, sempre é realizado com o Cortejo de Baianas, Cavaleiros e da bandinha Pé de Serra Charanga da Vovó. O desfile teve início da Igreja do Bonfim, onde todos circularam pelas ruas da cidade com parada final na Igreja Matriz, situado a Praça J.J. Seabra onde foi realizada a Lavagem das escadarias da Igreja.


É um percurso cheio de emoções, a Banda Pé de Serra anima os participantes e visitantes. A festa da Padroeira traz cultura e valorização da comunidade, momento em que crianças, jovens e adultos se dedicam para manter esse movimento cultural.


O sincretismo religioso tem origem na época da escravatura, quando portugueses e escravos, juntos, preparavam a capela para a festa de encerramento da novena de devoção ao Santo Padroeiro da cidade, tradição que comemora aqui em Mairi no período da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores.


A noite a partir das 19:30 acontecerá a Missa com o tema ‘’Missionários em missão, na Defesa da Vida’’ Homenageado: Associação Nossa Senhora das Dores Responsável: Missionários Leigos Verbitas.





Os vencedores da XIX Festa country desfilaram em carro aberto

Da redação do Mairi News

Nenhum comentário:

Postar um comentário