Rádio Central Angico - Ba: Croata de 17 anos elimina Rafael Nadal nas quartas do ATP da Basileia

sábado, 25 de outubro de 2014

Croata de 17 anos elimina Rafael Nadal nas quartas do ATP da Basileia

Jogando sob efeitos de antibióticos por conta de uma apendicite, o espanhol Rafael Nadal foi surpreendido nesta sexta-feira pelo croata Borna Coric, de apenas 17 anos, e acabou eliminado nas quartas de final do ATP 500 da Basileia. Com 6/2 no primeiro set e 7/6 no segundo, o jovem tenista número 124 do ranking passou pelo Touro Miúra, número 3, e avançou para a semifinal do torneio, onde enfrentará o belga David Goffin, que venceu o canadense Milos Raonic em outro confronto pelas quartas.
Após atuação impecável no primeiro set, quando chegou a abrir 5/0 e precisou de apenas 34 minutos para fechar em 6/2, o croata continuou jogando bem no segundo, resistiu à pressão de Nadal e se aproveitou de três erros seguidos do espanhol no tie-break para fechar em 7/6. Este foi apenas o segundo jogo de Coric contra um tenista do top 10 do ranking. A primeira vez foi no ano passado, quando perdeu para Andy Murray na Copa Davis (6/3, 6/0 e 6/3).
Além de Borna Coric x David Goffin, a outra semifinal do ATP da Basileia será entre o tenista da casa, Roger Federer, e o também croata Ivo Karlovic. O suíço segue na busca pelo sexto título em casa após vencer Grigor Dimitrov nas quartas de final.
Croata Borna Coric, de apenas 17, extasiado após vitória sobre Rafael Nadal na Basileia (Foto: Reuters)


Após a derrota para o jovem croata, Rafael Nadal confirmou que terá que passar uma cirurgia para tratar do problema de apendicite e não joga mais na temporada. O espanhol começou a sofrer com o problema durante o Masters 1.000 de Xangai, há três semanas. Desde então, vinha sendo taxativo sobre a necessidade de operação, mas lutava para não encerrar precocemente a temporada. Tanto é que entrou em quadra na Basileia sob efeito de analgésicos. 
Mais cedo, a organização do Masters 1.000 de Paris já havia anunciado que Nadal não disputaria a competição na próxima semana por "motivos pessoais", sem citar o problema de saúde. Porém, ainda havia uma expectativa de que o espanhol estivesse no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas do ano, em novembro, em Londres.
O JOGO
Coincidentemente no mesmo dia em que anunciou que não jogará o Masters 1.000 de Paris, Nadal apresentou a pior performance no torneio da Basileia durante o primeiro set. Apesar dos 17 anos de idade, Coric mostrou inteligência ao trocar bolas com o espanhol à espera dos constantes erros do Miúra. Foi assim que o croata surpreendentemente fez 5/0 em pouco mais de 20 minutos. 
A última vez que Nadal levou um pneu (6/0) foi contra Roger Federer em 2011. E o espanhol conseguiu evitar que o placar voltasse a se repetir nesta sexta. Sacando para o set, Coric saiu da estratégia, arriscou em vão alguns ataques mais ousados e perdeu uma das quebras de frente logo após ter salvado dois break points, ao atacar para fora uma direita curta. Depois de confirmar o serviço, Nadal trocou de raquete, mas a nova peça não lhe ajudou muito a reagir já no primeiro set. No game seguinte, Coric usou bem o saque e fechou a parcial em apenas 34 minutos.
Se recuperando de uma apendicite, Rafael Nadal não resistiu ao croata e caiu nas quartas de final (Foto: AFP)

Precisando da virada, Nadal diminuiu um pouco os erros não forçados, mas seguia lidando com um adversário que não tinha medo de encará-lo. Se o primeiro set foi praticamente um domínio de Coric, as forças se equivaleram no segundo e a primeira oportunidade de quebra só foi acontecer no oitavo game. Nadal teve o break point em mãos, mas o croata salvou e confirmou o serviço com mais uma bola mal rebatida pelo espanhol.
No game seguinte, foi a vez de o Coric desperdiçar uma chance de quebrar o saque de Nadal. Os dois continuaram confirmando seus serviços até o tie-break, onde o croata atuou como um veterano. Após começar atrás (0/1), Coric não permitiu que Nadal abrisse vantagem e, quando o game decisivo estava empatado em 4/4, mostrou paciência e tranquilidade para fechar em 7/4 após três erros seguidos do espanhol (7/6 para o croata no set).
No ATP 500 de Valencia, na Espanha, o brasileiro Thomaz Bellucci foi eliminado por David Ferrer, número 5 do mundo, nas quartas de final. Agora, o espanhol encara o britânico Andy Murray na semifinal do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário