Pular para o conteúdo principal

Cantareira novamente tem maior alta desde o início da crise hídrica

© Clayton de Souza/Estadão


SÃO PAULO - O Sistema Cantareira, principal reservatório que abastece a capital paulista e a Grande São Paulo, registrou pelo segundo dia consecutivo a maior alta desde o início da crise hídrica, em janeiro de 2014. O nível do manancial subiu 0,5 ponto porcentual e opera com 8,3% da capacidade nesta terça-feira, 17, ante 7,8% de segunda-feira, 16, de acordo com relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Esta foi a 12ª vez seguida que o Cantareira registrou aumento do volume de água represada. Nos 17 primeiros dias de fevereiro, a pluviometria acumulada é de 228,4 milímetros, cerca de 14% a mais do que o esperado para todo o mês (199,1 mm). Só entre esta segunda-feira e terça-feira, choveu sobre as represas que compõem o Cantareira 22,3 mm.

As primeiras chuvas que caíram sobre o manancial após o longo período de estiagem serviram apenas para umedecer o solo. Agora, já há acúmulo de água.

Outro fator que explica as altas consecutivas do manancial, responsável por atender 6,2 milhões de pessoas, é que a quantidade de água retirada dos reservatórios pela Sabesp tem sido gradativamente reduzida. Em dezembro, a vazão média no Cantareira era de 18,5 mil litros por segundo. Dois meses depois, o número está em 11,9 mil l/s - redução de mais de 35%.

Em comparação com 1º de janeiro, quando os reservatórios tinham 7,2% da capacidade, a alta foi de 1,1 ponto porcentual. O atual cálculo da Sabesp, porém, envolve duas cotas do volume morto - uma de 182,5 bilhões de litros de água, adicionada em maio, e outra de 105 bilhões, em outubro. Com a quantia extra, o Cantareira saltou artificialmente primeiro de 8,2% para 26,7% e, depois, de 3% para 13,6%.

Outros mananciais. O nível dos outros cinco reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo subiu. Proporcionalmente, o Sistema Rio Grande teve o maior aumento, de 0,9 ponto porcentual, e passou de 81,1% para 82%.

Já o Alto Tietê subiu 0,6 ponto porcentual nesta terça-feira após registrar 17,5 mm de chuvas, variando de 14,6% para 15,2% da capacidade. Atualmente, o cálculo da Sabesp inclui 39,4 bilhões de litros de água do volume morto, adicionados em dezembro.

Por sua vez, o Guarapiranga aumentou 0,3 ponto porcentual e opera nesta terça-feira com 55,6% da capacidade, contra 55,3% do dia anterior. E os Sistemas Alto Cotia e Rio Claro subiram 0,2 e 0,4 ponto porcentual, respectivamente, e estão com 34,7% e 33,2% da capacidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,