Rádio Central Angico - Ba: Eleição para escolha dos Conselheiros Tutelares de Mairi

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Eleição para escolha dos Conselheiros Tutelares de Mairi

No dia 04 de outubro de 2015, ocorrerá em todo o Brasil, a eleição para a escolha dos conselheiros tutelares. Os locais de votação são: Colégio Estadual Abelardo Moreira (sede do município) e Escola Vereador Bernadino Trindade (no distrito de Angico).

No dia da eleição, os devidos locais funcionarão das 8h às 17h. O eleitor precisa estar munido de documento original (com foto), título de eleitor ou o último comprovante de votação.

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Constituído por cinco membros eleitos, democraticamente pela comunidade para o mandato de três anos, a entidade é permanente, sendo que a quantidade de conselhos varia de acordo com a necessidade de cada município.

O conselheiro tutelar deve ouvir e atender as situações que lhe são apresentadas, e somente depois de analisar especificamente cada caso, é que deve aplicar as medidas.

É imprescindível que o conselheiro tutelar seja capaz de manter diálogo com pais ou responsáveis legais, comunidade, poder judiciário e executivo e com as crianças e adolescentes. Para isso é de extrema importância que os eleitos para a função de conselheiro tutelar sejam pessoas comunicativas, competentes e com capacidade para mediar conflitos.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi

Nenhum comentário:

Postar um comentário