Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Saúde esclarece dados no que diz respeito à ZIKA, exibido no BATV.

Sabemos da gravidade da situação da tríplice epidemia (Dengue, Chikungunya e Zika Vírus) em nosso município/estado e país, todos os dias os meios de comunicação divulgam dados alarmantes tanto sobre o número de pessoas que adoecem como dos graves problemas de saúde associados a eles, mas caso notificado não necessariamente configura caso confirmado, e todos os casos, em Mairi representam apenas suspeitas, ou seja, quem apresenta os sintomas é supostamente ‘‘diagnosticado’’ com alguma das doenças.
Os dados apresentados pelo telejornal se referiam aos municípios que apresentavam maior frequência de casos SUSPEITOS das arboviroses, conforme quadros 1, 2, e 3 da Secretaria de Saúde do Estado - SESAB. Porém, a confirmação só poderá ser feita através de exames laboratoriais, sendo o LACEN (Laboratório Central do Estado) o responsável pela realização dos mesmos.

A Secretaria não tem a pretensão de omitir casos suspeitos, para obter dados, sabendo das subnotificações que acontecem nas unidades de atendimento (Unidades Básicas de Saúde e Hospital) houve treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias para que haja, no ato da visita domiciliar a investigação de casos suspeitos e ali mesmo, a notificação ser feita. Além disso, fazemos buscas nos prontuários médicos do hospital semanalmente para detectar caos que não foram notificados.
Desde o segundo semestre de 2015 que a Secretaria da Saúde vem alertando a população para o risco de um surto nos primeiros meses de 2016, preocupados com essa possibilidade intensificamos os trabalhos diários, capacitamos Médicos, Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, trouxemos o fumacê três vezes em oito meses, fizemos UBV intercostal, realizamos atividades educativas em diversas escolas. Portanto, esta situação que se apresenta hoje, no município não nos pegou de surpresa.

É importante ressaltar que estamos agindo com todo empenho para revertemos este terrível quadro e temos a certeza que conseguiremos, já podemos observar uma gradual redução das notificações nas duas últimas semanas, com a colaboração da população temos a certeza que atingiremos nosso objetivo, afinal TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS.

FONTE: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013