Pular para o conteúdo principal

China bloqueia completamente o WhatsApp, diz jornal


O governo chinês bloqueou completamente nesta segunda-feira, 25, o acesso dos cidadãos locais ao aplicativo de mensagens WhatsApp. As informações são do jornal norte-americano The New York Times, citando relatórios da Symbolic Software, empresa francesa que monitora a censura digital na China. 

Nos últimos meses, algumas funções do WhatsApp, como envio de fotos e mensagens de áudio, já vinham sendo bloqueadas pelo governo local. Agora, no entanto, até mensagens de texto não estão sendo enviadas. "O bloqueio agora é total", disse Nadim Kobeissi, da Symbolic Software, em entrevista ao site norte-americano The Verge. 

"Levou tempo para que o Grande Firewall Chinês [nome da barreira de segurança que impede que os chineses acessem sites como Google e Facebook] conseguisse barrar os protocolos usados pelo WhatsApp", disse Kobeissi, que disse que os bloqueios começaram na última semana. 

O Grande Firewall Chinês é uma medida adotada pelo governo chinês para evitar a divulgação de notícias sensíveis da esfera política, bem como dificultar a organização de movimentos políticos e sociais de protesto ao comando do país liderado pelo Partido Comunista Chinês.

Hoje, o WhatsApp não é exatamente popular na China – o app local WeChat tem a preferência dos usuários chineses –, mas é bastante usado pela população para se comunicar com estrangeiros. Outra diferença entre os dois aplicativos é que, enquanto o WhatsApp tem criptografia, o WeChat libera dados de seus usuários para o governo local. 

O WhatsApp era um dos poucos aplicativos do Facebook que ainda funcionavam na China -- a rede social foi banida do País em 2009. Hoje, o único app da empresa que ainda pode ser usado livremente no país asiático é o Colorful Balloons. 

De acordo com os usuários chineses, o único jeito possível de usar o WhatsApp é usando serviços como VPN (rede privada virtual, na sigla em inglês). Eles permitem que as pessoas acessem uma conexão privada para ter um acesso aos servidores do serviço de mensagens que ficam no exterior.

Fonte: Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inaugurada Base da Polícia Militar em Angico

O Distrito de Angico celebrou hoje um dia histórico com a inauguração da base do 4º Pelotão da 91ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia.  A cerimônia contou com a presença do prefeito Jobope, do vice-prefeito Gustavo e do presidente da Câmara, vereador Alan, além de autoridades locais e representantes das escolas da comunidade. O novo equipamento foi entregue pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Mairi. As autoridades destacaram a importância da base para o fortalecimento da segurança pública na região. A inauguração também foi marcada por uma apresentação cultural de um grupo de capoeira. A base da PM representa um marco para Angico, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar dos cidadãos.                            Fonte: Agmar Rios

Sthefanne Tantão já se encontra em Mairi para o 2º Mega Encontro de Som Automotivo

Será realizado neste domingo, 20 de abril de 2014 na cidade de Mairi o 2º Encontro de Som Automotivo. O encontro será realizado no clube 7 de Setembro com início previsto para começar às 14:00hrs. O 2º Encontro de Som Automotivo da cidade de Mairi contará com a presença da Musa do Lava Sex Sthefanne Tantão. O 1º Mega Encontro de Som Automotivo, da cidade de Mairi foi realizado, dia 17 de novembro 2013. ( Confira ) Visão de fora do local do evento Visão de dentro do local do evento   Da redação do blog Mairi News

Mairi - Solenidade de Inauguração da Base SAMU

  A Ambulância da SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Mairi será inaugurada no dia 20 de setembro de 2013, às 9:00h. A SAMU atenderá uma população estimada em 43.000 mil habitantes, dando assistência de Urgência nos municípios de Mairi, Várzea da Roça e São José do Jacuípe com Base Central no município de Irecê ambos no território baiano, a SAMU que tem como Coordenadora Enfª. Luliana Bastos, contará com uma equipe de 10 profissionais, sendo 5 técnicos de enfermagem e 5 condutores.   SAMU significa “Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, estando claro que o objetivo do serviço é atender urgências. Assim, urgência médica é todo agravo à saúde que exija atendimento médico imediato, com risco iminente de morte ou doença grave. Da redação: Blog Mairi News