Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Saúde de Mairi faz alerta sobre proliferação de moscas e infecções provocadas pelo inseto

 

A Secretaria Municipal da Saúde por meio da Vigilância Sanitária Municipal (VISA) e Epidemiológica (VIEP) alerta a população mairiense para que estejam atentos a grande incidência de Inter–infecções (diarreia, vômito) elencadas a proliferação de moscas, uma vez que chuva e calor é a combinação perfeita para o aumento da incidência desses insetos, aumentando as chances de contaminação. Uma das preocupações é com as moscas domésticas (Musca domestica) e mosca varejeira (Calliphoridae), o contato com esses insetos pode causar doenças graves.

As doenças mais comuns são as Inter–infecções (diarreia e vômito) que podem causar ao paciente desde desconfortos intestinais até uma desidratação grave podendo evoluir a óbito. Também podem disseminar doenças parasitarias e bacterianas, como: micose, berne, bicheira, tracoma.

Durante as três ultimas semanas epidemiológicas (19, 20, 21) de 2021, a VIEP recebeu 36 notificações de casos de Doenças Diarreicas Agudas, sendo 27 internações pediátricas e 09 atendimentos clínicos.

Crianças entre 01 a 04 anos são as mais afetadas, seguidas das menores de 01 ano, jovens e idosos entre 22 e 80 anos. Dentre os casos notificados 29 se encontram na zona urbana e apenas 07 na zona rural, ressaltamos a importância de procurar uma Unidade de Saúde caso apresente sintomas como diarreia vômito, náuseas, febre, falta de apetite, inflamações na pele.

Importante destacar o cuidado, quanto ao controle químico dessas pragas para que não venha atingir espécies não prejudiciais com, por exemplo, as abelhas, vespas, formigas importantes no trabalho de polinização de diversas espécies de plantas, bem como a intoxicação por agentes químicos em seres humanos.

Alguns cuidados simples para evitar as moscas domésticas e, consequentemente, as doenças que transmitem são:

Não deixar acumular o lixo mais de 02 dias dentro de casa;

Lavar o fundo do recipiente onde é colocado o lixo com água sanitária ou cloro 01 vez por semana;

Evitar comer comida que esteve em contato direto com moscas ou sem higienização previa;

Colocar redes contra moscas e mosquitos nas janelas;

Usar uma rede mosquiteiro para dormir, especialmente no caso dos bebês;

Manter alimentos guardados em recipientes fechados;

Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados;

Limpar diariamente os locais de refeição e preparo de alimentos;

Não jogar lixo a céu aberto.

Os cuidados devem ser redobrados, principalmente entre as crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa, esse público é o mais suscetível a sofrer complicações decorrentes das Inter–infecções.

Equipe Técnica:

Emanuelle S. Oliveira - Coordenadora da VIEP

Yago Cruz - Diretor da VISA

Mateus S. Souza - Técnico da VISA

Silvia Alves Ferreira Carneiro - Secretária de Saúde de Mairi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013