Pular para o conteúdo principal

REGIÃO / CAPIM GROSSO: Caso de Meningite, informação do coordenador da Vigilância Sanitária




O Coordenador da Vigilância Sanitária de Capim Grosso, o enfermeiro Rangel, esteve participando do Jornal Transamérica 2ª edição desta quarta-feira, 11, falando sobre Meningite Bacteriana e Meningite Viral. A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A meningite é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de cinco anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa.
Entre os sintomas mais comuns da meningite estão: febre alta; dor de cabeça forte; vômitos (nem sempre, inicialmente); rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça); manchas cor de vinho na pele; estado de desânimo, moleza.
Nos bebês pode-se também observar: moleira tensa ou elevada, gemido quando tocado, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo "mole", largado.
Com as explicações sobre a doença, Rangel informou de um caso suspeito envolvendo uma garota da cidade, mas totalmente descartado após a realização dos exames. Já em um homem morador do Bairro Vicente Ferreira, a doença foi confirmada, com o paciente sendo transferido para o Hospital Couto Maia em Salvador, unidade de referência no estado, mas com o tratamento o mesmo já está fora de perigo.
Quanto à possibilidade de ter contagiado outras pessoas, Rangel colocou que a área foi monitorada pela Vigilância e pelo fato do senhor morar sozinho, pessoas próximas não foram contaminadas pelo vírus da doença e que a população não precisa ficar assustada com o caso registrado porque tudo está sob controle.
Quanto à vacina, o Coordenador explicou que o SUS só disponibiliza o medicamento para crianças até 06 meses de vida, para os demais, a vacina precisa ser comprada.
Por fim, falou sobre a importância dos pais vacinarem seus filhos. São três doses que deixarão a criança totalmente imunizada da doença.
Na Bahia foram registrados até 22 de março, data do último boletim divulgado, 100 casos de todos os tipos da doença com quatro mortes. Em 2013, no mesmo período, foram 257 casos com 25 óbitos.
Do tipo pneumocócico, que atinge o paciente do HGE, foram sete casos com uma morte em 2014, sendo 11 casos com três mortes no ano anterior. As outras três mortes foram do tipo meningocócico. Texto: Arnaldo Silva.

Comentários

  1. É essencial informar a população sobre os sintomas e os casos registrados pra que seja feito um diagnóstico o mais cedo possível em qualquer dúvida. Falamos bastante sobre meningite em nosso site. Sintomas e alguns cuidados são divulgados lá. Mas sempre buscar auxílio médico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013